Professora de Português nas aulas de Ciências

Como uma professora de português foi parar em um blog voltado para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental? Essa história começou de um jeito um tanto incomum. Mas achei justo contar, pra quem está começando a nos acompanhar aqui no blog, quem é a outra professora que aparece no menu Quem Escreve?

A professora Janaína me falou do projeto o ano passado, quase por acaso. Sua ideia inicial era propor novas práticas para o ensino de Ciências. Ela queria abordar os assuntos de maneira nova e mais dinâmica.  No fundo, ela sentia mesmo que faltava aquele “algo mais”, que pudesse tornar o ensino de Ciências uma experiência positiva para ela e para os alunos.

Nessa conversa, eu propus, de modo um tanto displicente, a criação de um blog, que reunisse os assuntos abordados em sala, as experiências realizadas e as impressões dela e dos alunos a respeito do desenvolvimento das aulas. Pronto! Estava lançada a ideia.

Depois essa conversa, porém, tive que ir para uma outra escola para trabalhar durante o ano de 2016. Como faríamos o blog acontecer? Com a tecnologia, oras! Não estamos falando de trazer a tecnologia para a sala de aula? Nada mais justo do que considerar o trabalho à distância como uma possibilidade real para 2016.

Para melhorar, eu já tinha decidido retomar um sonho de infância: o de fazer a faculdade de jornalismo. Não tinha mais jeito! Sabe quando o universo conspira a nosso favor? Então…  tudo que um jornalista quer, é uma boa história pra contar. E se esse (ou essa) jornalista for professora, nada mais saboroso que contar uma boa história sobre educação.

Mas havia mais uma questão. Como fazer o blog se sabíamos tão pouco sobre criação de sites? Adivinhem? Estudamos on line! 🙂

Muitas horas e muitos tutoriais sobre criação de blogs depois… o que chega até vocês é o espaço que criamos para falar de boas práticas para o ensino e aprendizagem de ciências.

Acreditamos e queremos construir, junto com os alunos, e com outros professores, atividades que nos levem a olhar o mundo com olhar curioso, investigativo, com aquela vontade de saber mais e de tirar nossas próprias conclusões. As boas respostas não nos servem mais, agora queremos também as melhores perguntas.

E aguardem, pois estamos cheias de ideias para este cantinho que criamos. Queremos disponibilizar materiais para colaborar com outros professores, queremos que os alunos vejam o blog e o canal como apoio aos estudos, queremos que as famílias acessem e vejam o que seus filhos estão aprendendo e (nos) ensinando.

Difícil mesmo vai ser parar de ter ideias! 🙂

E contamos com vocês, leitores. Divulguem, comentem e usem esse blog para divulgar suas ideias, trocar experiências,  enfim… estamos juntos nessa!

2 comentários sobre “Professora de Português nas aulas de Ciências

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s