Sistema digestório: Como funciona a bile?

Oi, gente!!

Como prometido nesse post aqui, falaremos hoje sobre nossa terceira experiência com o sistema digestório nas turmas do 4o ano, dos anos iniciais. A proposta desta atividade era mostrar a importância do fígado como produtor da bile e o papel desta substância para a digestão dos alimentos. Como estratégia inicial, houve uma conversa com os alunos para continuar explorando o que eles estava pensando sobre a digestão após a experiência com a quebra de proteína e com a mastigação feita com a língua parada.

Os alunos já tinham compreendido que a digestão não se dá só no estômago, e já estavam cientes do trabalho do organismo para quebrar amido, proteínas e carboidratos, mas ainda precisávamos falar do processamento da gordura que entra em nosso corpo, através dos alimentos. No livro didático, já havia imagens mostrando o fígado e explicando a função da bile (quebra de gorduras, para facilitar a digestão). Com as imagens, a conversa inicial e as experiências anteriores, ficou fácil propor mais uma observação sobre como nosso corpo funciona.

A proposta da experiência era simular o trabalho da bile na quebra de gorduras com o uso de DETERGENTE! Quer fazer também? Então dá uma olhada!

Você vai precisar de:

  • 02 copos com água
  • Detergente de cozinha
  • Óleo de soja

Veja o ANTES:

Copos com água e óleo, antes de acrescentar o detergente
Copos com água e óleo, antes de acrescentar o detergente

Modo de fazer:

Coloque o óleo nos dois copos com água. Em um dos copos, coloque o detergente, agite e aguarde alguns minutos.

E o DEPOIS:

No copo à esquerda, sem detergente, a gordura permanece intacta. No copo à direita, com a ação do detergente, as moléculas foram quebradas.
No copo à esquerda, sem detergente, a gordura permanece intacta. No copo à direita, com a ação do detergente, as moléculas foram quebradas.

Após observarem os resultados, fizemos mais uma roda de conversa e os alunos disseram que acham a bile muito importante, pois com sua função de quebrar as moléculas de gordura, ela facilita o processo da digestão. Muitos lembraram também que, às vezes, ingerem alimentos com muita gordura, principalmente em lanches na rua como salgados e pizzas.

Pedimos também que eles registrassem a preparação para experiência e suas considerações sobre o fenômeno observado.

Relatório sobre a experiência com simulação de ação da bile
Relatório sobre a experiência

E…aproveitando a visita ao Laboratório de Ciências, por que não dar uma espiadinha, não é mesmo? 🙂

Alunos investigando o laboratório antes da experiência com digestão
Alunos investigando o laboratório antes da experiência com digestão

E assim, terminamos esse ciclo de experiências com o sistema digestório. O mais positivo de realizar essas experiências foi ver o quanto todos da turma se envolveram com o conteúdo  das aulas de Ciências e conseguiram compreender. Compreender e passar conhecimento adiante!! Um dos alunos repetiu a experiência em casa e explicou para a família sobre o que aprendeu! É muito ❤ né?

E você o que achou? Conta pra gente, já fez alguma experiência parecida? Deixe nos comentários suas sugestões, críticas e ideias.

3 comentários sobre “Sistema digestório: Como funciona a bile?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s