Projeto Mascotes: uma nova planta no quinto ano

Saudações, Pensadores de Ciências!

Hoje é dia de saber como andam nossas mascotes lá das turmas do 5º ano. Lembram que a turminha quis ter uma planta carnívora. A gente contou o começo dessa história bem aqui.

Agora é para matar saudade de nossa plantinha e de saber como ela tem andado.
Vocês que nos acompanham sabem que os 5º anos adotaram plantas carnívoras Dioneias, para mascotes da turma… porém, assim como nos disse uma mãe:
“Desde já agradeço pela responsabilidade colocada nas mãos do meu filho. O Flávio é uma criança muito dependente, em tudo é “mãe, não esquece isso” “não esquece aquilo”.
E com a planta foi diferente, ele realmente foi super responsável. Cuidou dela sem que eu o lembrasse. Eu adore vê-lo todo entusiasmado e preocupado com a planta. E abraçando a responsabilidade.
Ass. Rhubya”
Transcrevemos aqui a fala da mãe, porque ela reflete exatamente o que queremos para nossos alunos, cuidado com a vida, responsabilidade e gentileza! Valeu, dona Rhubya! ❤
É, a palavra é responsabilidade (assim mesmo, em negrito e itálico, pra gente sentir bem o drama!).
Jogamos para nossos pequenos pré-adolescente uma responsabilidade que muitos nunca tiveram, cuidar de um ser vivo. E o pior ocorreu. Nossos pequenos mascotes foram derrubados e por serem plantas muito frágeis acabaram morrendo.
Tive que trocá-las e quando fui comprar as novas plantas conheci um senhor fascinante, que me contou muita coisa sobre plantas carnívoras e me convenceu a trazer mais uma para a escola a NEPENTHES ALATA.
Pausa para reflexão: A vida tem dessas coisas, encontrei alguém que, antes de ser comerciante, é um apaixonado por plantas. Bom, né? Mas tem um detalhe: fiquei tão empolgada com nossa conversa que comecei a chamá-lo de Sr. Cactus e aí…adivinha? Esqueci de perguntar o nome dele! rsrsrsrs Mas prometo perguntar na minha próxima visita e volto para contar aqui, ok? Perdoa, gente! Era muita empolgação! Nunca tinha visto tanta planta carnívora ao mesmo tempo 😀
Vamos parar de falar dos micos das distrações e vamos direto ao que interessa!
Com vocês, a nossa nova mascote:
Essa é a nova integrante da turma! 😊
Essa é a nova integrante da turma! 😊
Olha ela, bem de pertinho
Olha ela, bem de pertinho
Observe a cavidade da planta
E vista de cima, ela é assim. Com essa estrutura que parece jarro, mas na verdade, é uma folha modificada.

Quer saber mais sobre essas plantas? Dá uma olhada nesse link aqui.

E mais uma foto da nossa mascote:
E lá está nossa mascote, tomando um solzinho 🌞
E lá está nossa mascote, tomando um solzinho 🌞
Além do ótimo papo, esse vendedor, da loja Dr. Cactus, mostrou um livro muito raro, de 1978, onde estão catalogadas, por desenhos feitos à mão, quase todas as espécies de plantas carnívoras existentes no mundo. Eu fiquei tão espantada e encantada que esqueci (de novo) de anotar o nome do livro! (foi mal, gente 😦 )
Eu nem queria vir mais embora de tanta coisa que eu tinha para ver e aprender. Dá uma olhadinha no site da loja e veja tudo que ele tem de legal.
NÃO é publicidade, viu!? Mas a gente curtiu a loja, de verdade. Recomendamos a visita. E com um vendedor paciente fica muito mais interessante fazer as compras, descobrir novas espécies…
Eu também trouxe uma nova Dioneia, mas está bem pequenininha.
Compramos essa pequena dioneia para substituir a que perdemos
Compramos essa pequena dioneia para substituir a que perdemos
E nosso projeto continua, agora temos dois novos bebês, que ainda precisam de muitos cuidados e um nome, pois as anteriores nem chegaram a ser batizadas. Rsrsrs
Escreve pra gente contando se você conhece alguma loja de plantas bem legal, na região de Campinas. Assim, a gente tem mais lugares para conhecer e recomendar!
Até a próxima.

Um comentário sobre “Projeto Mascotes: uma nova planta no quinto ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s