Os mascotes mudaram de casa

Salve, Pensadores de Ciências!

O post de hoje é para falar de mais uma etapa do Projeto Mascotes. Ficamos nos perguntando como poderíamos fazer um encerramento com as crianças que tornasse essa atividade ainda mais especial.

Mas calma, o encerramento de que falamos é para o ano letivo de 2016. Os mascotes voltarão, gente! Estamos cheias de planos!

Voltando ao Projeto…. essa atividade nos deu muita satisfação. Tivemos um retorno incrível das famílias e dos alunos e, por isso, achamos justo que eles tivessem mais uma oportunidade com esses seres que se tornaram “quase da família”. Aí que conversa vai, conversa vem… nós tivemos uma ideia. E se trocássemos os mascotes de sala? E se os alunos se tornassem professores? E se pudessem ensinar aos alunos do outro ano tudo o que aprenderam sobre seu mascote?

Legal né? A gente também achou! \o/

E era hora de pôr a ideia em prática, e lá fomos nós na empreitada…

O terceiro ano ficou um pouco enciumado preocupado com a questão de cuidado, foi difícil a negociação, foi quando eles disseram que tudo bem, porém eles iriam explicar e ensinar como cuidar dos mascotes. Eles levaram tudo muito a sério e nós ficamos orgulhosas, claro!

Era tanta felicidade que fomos muito além do que eu queríamos.

Imagem

Olha aí, a turminha do terceiro ano explicando para o quinto ano como cuidar dos tenébrios! ❤

Imagem

E olha a turma já se juntando pra ver quando fomos abrir as caixas!

Na sequência, foi a vez de uma das turmas dos quintos anos explicar para um turma do quarto sobre as plantas carnívoras.

Imagem

Imagem

E aí, choveram perguntas e preocupações: “Ela morde?” “Pode comer a gente?”

E a meninada foi se virando pra responder! Tá pensando que essa vida de professor é moleza?! 😀

Tive que dar uma ajudinha porque percebi um certo medo na sala, afinal o que eles sabem vêm de filmes de terror e desenhos animados, nada didáticos, por sinal. Após sanar todas as explicações ficou todo mundo calmo e feliz com a nova obrigação, regar a planta. Sem perder os dedos, claro! rsrsrs

Por fim, chegou a vez dos quartos anos explicarem para o terceiro ano sobre o minhocário, foi uma felicidade só.  Eles até esqueceram o ressentimento por ficarem sem os tenébrios. Afinal, tinham acabado de receber uma caixa de minhocas!! UFA! Só assim pra segurar a turminha! 😀

Imagem

Momento do debate onde eles acham a ideia das minhocas interessante.  E o aluno Pietro, que você vê lá no cantinho bem no centro da janela, contou pra gente o que ele sabia sobre as minhocas. Valeu, Pietro!

Imagem

E aí, minha gente,  começou o “ataque”, quando eu vi já tinha muitas mãos na caixa…

Até “socorrer” minhoca eu tive que ir, pois, não me pergunte como, todos tinham minhocas nas mãos. Ai, ai…

Imagem

Aí foi a vez do quarto ano sentir aquela pontinha de ciúmes…rsrsrs

Essa é uma turma que vai dar trabalho, viu?! Todos da sala já estão virando “grandes exploradores”!

Na próxima semana, os mascotes visitarão a outra sala do quarto e do quinto ano. Assim, todos terão conhecido os três mascotes e suas peculiaridades!E o melhor: terão aprendido com os próprios colegas, que se tornaram experts. Um aluno de terceiro ano pode, muito bem, ensinar um aluno de quinto ano. Por quê não?

E assim, vamos encerrando mais um dos projetos do ano.

Qual atividade vem a seguir? Ainda não temos certeza! Por que você não deixa umas dicas aí nos comentários? É a nossa chance de descobrir como você anda fazendo e Pensando Ciências.

Até a próxima!

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s