Entendendo os Críptidios

Saudações, Pensadores de Ciências!

Vamos falar um pouquinho sobre o nosso projeto de Criptozoologia? Nossas turmas do quarto e quinto ano têm estudado essas misteriosas criaturas. Acontece que, quando lançamos esses desafios para os pequenos, nós mesmas nos fazemos uma série de perguntas. Será que eles entenderam? Será que a classificação faz algum sentido para os alunos? Veja aqui o post sobre a atividade de classificação.

Foi aí que veio a ideia das próprias crianças criarem seus criptos, assim conseguiríamos ver o que compreenderam e o que ainda falta decifrar. E não é que a turminha se saiu muito bem?

A proposta era a seguinte: cada aluno tinha que criar seu cripto, identificar as referências a animais já conhecidos e acrescentar os elementos que desejassem ao ser que ele criou. Bom, aí teve de um tudo né, Brasil? Infelizmente, não podemos mostrar todos os trabalhos! N-I-N-G-U-É-M quis ficar de fora da atividade. Quem faltou no dia, simplesmente, exigiu fazer na aula seguinte.

Teve gente que ficou procurando no mapa múndi algum lugar que lhe agradasse para fazer a “certidão de nascimento” do seu bichinho. Foi uma atividade muito especial e pudemos verificar que os alunos assimilaram muito bem as leituras e explicações que fizemos na aula anterior. A experiência tem sido significativa com o conhecimento que trouxemos para a aula e, para nós, nada pode ser mais especial que isso.

Agora chega de conversa! Com certa dor no coração por não poder mostrar tudo, separamos algumas ilustrações. A criatividade foi longe… Vem ver!

Alunos dos anos iniciais criam criptideos
Muitas cabeças e um nome bem legal, vocês não acham?
Alunos dos anos iniciais criam criptideos
Esse aqui foi tão bem elaborado que a turma do 5º ano B o transformou em “mascote”! 😀

Até aqui, já estava bem divertido, mas não é que molecada inventou ainda mais? teve gente que resolveu dar “superpoderes” aos criptideos. E, não é por nada, não… mas acho melhor o pessoal da X-Men ficar de olho… Nossos alunos botaram muitos mutantes no chinelo. Te cuida, Wolverine! rsrsrs

Alunos dos anos iniciais criam criptideos
Tinha que ter dragão também, né? A gente amou!
Alunos dos anos iniciais criam criptideos
Esse é o “justiceiro” da turma. Corrige as coisas erradas da escola e tem até “assinatura”…

Uma pausa, por favor. No meio da seleção de pilhas de desenhos, nosso coração parou por um instante. Demos de cara com o criptideo mais fofo do planeta. Um porquinho da Índia! Não sabemos o que dizer, Brasil. Só sentir! ❤

Senhoras e Senhores, com vocês, o Bolomba:

Alunos dos anos iniciais criam criptideos
Pensa numa paixão à primeira vista? Foi essa a nossa reação diante do Bolomba! ❤

Recuperadas do forte impacto emocional causado pelo Bolomba, seguimos buscando criptos com superpoderes!

Alunos dos anos iniciais criam criptideos
Esse já sabemos de onde vem: das regiões vulcânicas! \o/
Alunos dos anos iniciais criam criptideos
Parece simples, né? Agora, olha o detalhe da cauda! Não tá demais?!

Pois é, gente, trouxemos para vocês uma pequena amostra em mais de 200 desenhos produzidos. Como dissemos, os alunos se envolveram demais e não temos mais dúvidas de que a criptozoologia, que nos causou um pouco de insegurança no começo, está sendo muito bem aproveitado pelos alunos. Essa história ainda vai longe!! E a gente espera que vocês continuem acompanhando cada passo da turminha!

Até a próxima!

2 comentários sobre “Entendendo os Críptidios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s