Sequência Didática: Vida das Lagartas II

Saudações, Pensadores de Ciências!

É com muita alegria que a gente traz mais uma sequência didática sobre a vida das lagartas. Lembram que falamos aqui que íamos contar com a colaboração de vários colegas neste mês dos professores? Como sempre, o trabalho é voltado para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, mas nada impede uma adaptação aos alunos mais velhos.  Temos mais um fruto da parceria das professoras da nossa escola. Ficamos encantadas com a possibilidade de uma ideia que chama outra e mais outra…  Vem ver a continuidade desse trabalho.

A Professora Egmar, pedagoga de uma das turmas do terceiro ano da nossa escola, aproveitou a curiosidade das crianças, sempre questionadoras, e avançou com a turminha em alguns conteúdos de Língua Portuguesa, dando continuidade a interdisciplinaridade, já iniciada com as outras professoras.

Ciclo de vida das lagartas. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de ciências
Professora Egmar Almeida

Olha só que citação interessante a professora Egmar deixou para nós:

“Um projeto se define como uma situação em que as crianças realizam uma investigação em profundidade acerca de eventos ou fenômenos interessantes que encontram em seu ambiente.”

Helm e Beneke, 2005, p.28

Vamos acompanhar o relato da professora Egmar sobre essa investigação em profundidade feita com as crianças.

Estudando a vida das lagartas

“Onde tudo começou…

A agitação tomou conta da tranquila assembleia realizada semanalmente, após o lanche do 3º ano D. Ecoava por todo ambiente as vozes e o alvoroço provocado pelas crianças por conta da “matança” das lagartas nos ambientes da escola.

-Pode ou não pode matar as lagartas Prô?

Ciclo de vida das lagartas. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de ciências
Alunos observando algumas borboletas e um casulo

Procuramos através da dúvida sobre o desconhecido, estimular meios para investigação, inquietação e observação.

Segundo Dewey  “Aprender o significado de uma coisa, de um acontecimento ou de uma situação em suas relações com outras coisas, notar como opera ou  que consequências traz, qual é a sua causa de possíveis explicações”.

Com essas leituras em mente, partimos para a etapa de gerar situações de aprendizagens que foram problematizadas entre os alunos, criando condições investigativas sobre o ciclo de vida das lagartas e, consequentemente, das borboletas.

O princípio de desenvolvimento do projeto define-se na coleta de informações direcionado ao assunto de interesse. Deste modo, colhemos as expectativas dos alunos sobre o que realmente vamos investigar, ocasionando o gerenciamento da experiência elaborada. E a turminha foi falando….

-Lagarta não vira borboleta não, eca.

-Borboleta põe ovos?

-Pode matar sim as lagartas, não servem pra nada!

Entre muitas e muitas questões que foram surgindo, antes, durante e depois do projeto…

Desde o início, coloquei-me como mediadora e facilitadora das descobertas e observações, nada de desconsiderar o olhar da turma, caminhamos juntos durante todo o decorrer do processo de descobertas…

Ciclo de vida das lagartas. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de ciências
O aquário que foi preparado para abrigar as lagartas até a completa metamorfose, falamos dele no post passado
HORA DA LEITURA

A partir da contação de histórias e, dentre elas, citamos “A Primavera da Lagarta”, de Ruth Rocha, iniciaram-se várias experiências concretas das crianças com o objeto de estudo, sendo que as principais foram as narrativas, recontos (feitos pelas crianças), releituras e textos coletivos. Um exemplar da edição atual do livro circulou entre as crianças para leitura em casa, com a família, além de outros materiais enviados.

Ciclo de vida das lagartas. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de ciências
O livro foi levado para casa pelas crianças

Nesse sentido, as propostas tiveram o intuito de que as crianças vivenciassem funcionalmente as linguagens em situações de expressão e comunicação. Segundo Cunha (2002, p.11):

(…) as crianças pequenas iniciam o conhecimento sobre o mundo através dos cinco sentidos (visão, tato, olfato, audição, gustação), do movimento, da curiosidade em relação ao que está em sua volta, da repetição, da imitação, da brincadeira e do jogo simbólico (…) esses são os fatores fundamentais para que ela se desenvolva plenamente.

Consideramos que estes momentos são importantes para que as crianças possam estruturar suas ideias e, ao mesmo tempo, transformar o projeto trabalhado, no caso o objeto de estudo, o ciclo de vida das lagartas e borboletas.

“Pensando em uma escola para crianças pequenas como um organismo vivo integral, como um local de vidas e relacionamentos compartilhados entre muitos adultos e muitas crianças.”

Loris Malaguzzi

MATERIAL EXTRA

E a professora Egmar ainda nos mandou um “bônus”. Vejam logo aí, na sequência, mais algumas indicações bibliográficas que ela usou como apoio para o projeto do terceiro ano.

BAPTISTA, Mônica Correia. A linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Consulta Pública sobre Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, MEC, 2010. Disponível nesse link aqui.

 

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

Ah! Claro que q gente viu essa belezura de trabalho da professora Egmar e quis dar um pitaco aqui outro ali. Aí, separamos mais um livro que se pode trabalhar com as crianças sobre o tema:

Ciclo de vida das lagartas. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de ciências
Que tal usar esse outro livro para criar novas atividades?

E deixamos um exemplo, entre muitas outras atividades que encontramos no blog da “Alê Fazendo Arte“. Passa por lá e dá uma conferida, porque esse é o trabalho de mais uma Pedagoga e tem coisa boa demais!

Ciclo de vida das lagartas. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de ciências
Esta e muitas outras atividades foram reunidas pela professora Alê nesse link aqui.

E é isso, pessoal. Gostaram de saber mais um pouco sobre as lagartas e borboletas? Aguardem, pois teremos mais atividades propostas por outros professores. O mês tá acabando, mas a nossa vontade de pensar Ciências não acaba nunca! E lembre-se de que você também pode participar com dicas e sugestões aí nos comentários. Estamos te esperando.

Até a próxima!

 

 

 

 

4 comentários sobre “Sequência Didática: Vida das Lagartas II

Deixe uma resposta