Dicas: sites para o ensino de Ciências

Olá, pensadores de Ciências!

Hoje estamos fazendo um post diferente. Não teremos novidades dos nossos projetos com os alunos, mas vamos falar de fontes que usamos para estudar e apoiar nosso preparo de aulas. Além disso, também recomendamos alguns desses sites para que os alunos pesquisem, em casa, com os familiares, os tópicos que tratamos em sala. Assim,  cumprimos com alguns de nossos objetivos,  ver todo mundo pensando Ciências , trocando ideias e informações por aí.  😍

Quer saber mais? Olha a lista na que separamos pra vocês.

FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Além da possibilidade de uma visita virtual ao planetário, nesse site, a Fundação Planetário da cidade do Rio de Janeiro, traz uma série de informações importantes sobre o Universo e uma diversidade de experimentos. O site é ótimo e vamos utilizá-lo para trabalhar com os alunos sobre o sistema solar! <3

Mão na Massa: ABC na Educação Científica

O programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa”, da Academia Brasileira de Ciências, tem como principal finalidade o ensino de Ciências baseado na articulação entre pesquisa científica e desenvolvimento da expressão oral e escrita. A Academia, que completa 100 anos em 2016, disponibiliza na página do programa materiais de apoio ao professor, incluindo livros, sugestões de atividades, entre outros.

PhET Interactive Simulations

Esse site da Universidade do Colorado (EUA) traz uma grande quantidade de experimentos traduzidos para o português, inclusive para os anos iniciais.

Escola Ciência Viva

Este é o o site do projeto educativo da Ciência Viva, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. O site disponibiliza materiais nos quais destaca que a casa e a cozinha são dois excelentes laboratórios para alfabetização científica. Há vários materiais de apoio disponibilizados gratuitamente.

Ideias na Caixa

No site Ideias na Caixa, podemos encontrar um laboratório virtual em que é possível simular uma grande variedade de experimentos.

IBGE 7 a 12 anos

Neste site, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística disponibilizou atividades para o público dos primeiros anos do ensino fundamental

IBGE Teen

Já neste outro, o foco é para os adolescentes

Gostaram? Conhecem outros? Deixe suas dicas nos comentários pra gente saber quais sites,  páginas e blogs que vocês mais gostam.  Podemos fazer outros posts só com as sugestões de vocês. O que acham?

3 comentários sobre “Dicas: sites para o ensino de Ciências

Deixe uma resposta