Férias! Filmes sobre o meio ambiente Parte II

Saudações, Pensadores de Ciências!

O post de hoje ainda tá no finalzinho da categoria férias, mas pode ser pra qualquer feriado né? #vemcarnaval rsrsrs

Hoje vamos mostrar a segunda parte da seleção que fizemos de filmes que tratam de questões do meio ambiente e da educação ambiental para discutirmos com os pequenos e também aprendermos mais sobre o assunto. Vem conferir!

A primeira parte dessa seleção está bem aqui!

Tarzan (1999)
O rei das florestas é criado por gorilas. Ele vive em harmonia com os animais, até a chegada de uma tripulação e de Jane, a mulher por quem se apaixona. Mas, mesmo em contato com a civilização, Tarzan prefere a vida nas florestas. É um filme que prega a preservação da natureza e lança uma crítica à vida urbana exagerada.

Olha o link dele aqui.

O Rei das Selvas não podia faltar!
O Rei das Selvas não podia faltar!

O Rei Leão (1994)
O clássico filme da Disney tem como foco a relação familiar e o ciclo da vida, representado pela cadeia alimentar. O Rei Leão mostra às crianças que deve existir um equilíbrio na natureza. Há a mensagem de que é preciso respeitar o meio em que se vive, independente do quem você é e do que você faz.

E tem link também!

Quem aí já tá lembrando da trilha sonora incrível desse filme?
Quem aí já tá lembrando da trilha sonora incrível desse filme?

O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012)

É o melhor filme infantil para discutir destruição, conservação e restauro do meio ambiente, e ainda tem pitadas geniais de como a indústria se beneficia e distorce nosso senso do que é correto. O filme é baseado no livro do Dr. Seuss, que foi um cartonista e desenhista americano responsável por personagens como O Gato de Cartola, Grinch e Lorax. Procurem livros dele, é fantástico!

Quer assistir ao Lorax? É só clicar!

Diversão garantida
Diversão e aprendizagem garantidas

Nausicaä do Vale do Vento (1985)

Esse filme é uma das obras primas de Hayao Miyazaki, diretor e roteirista japonês responsável pelo Studio Ghibli, lugar onde nascem os filmes mais lindos do mundo. Se você nunca ouviu falar em nenhum desses dois nomes, corra procurar sobre e veja todos os filmes com seus filhos.

Dias de Fogo é um evento conhecido por ter destruído o ecossistema da Terra e a civilização humana. Os que restaram do grande evento de esforçam em conseguir sobreviver, já que o clima e as condições são áridos e a população teve que recorrer a tecnologia para se manter, isolados em pequenos impérios.

E o link? Aqui!

Que tal ver um pouco de animações da terra do sol nascente?
Que tal ver um pouco de animações da terra do sol nascente?

O Mundo dos Pequeninos (2012)

Esse filme é do diretor Hiromasa Yonebayashi, que fez uma linda adaptação do livro The Borrowers, da escritora Mary Norton, que publicou a história dessas pequenas pessoas em 1952.

É um filme muito lindo, com uma histórica tocante e com uma narrativa que foge da fórmula americana. Deixa ainda mais a sensação de que os intrusos são os seres humanos, já que forçam todos os seres a se habituarem com seus gostos e sonhos, e nunca o contrário, aceitando a ordem natural da natureza.

Que tal conhecer esse filme?!

E a beleza dessa capa!?
E a beleza dessa capa!?

Princesa Mononoke (1999)

Mais um do Hayao Miyazaki! E esse é meu filme preferido dele, porque temos um japão onde os seres humanos convivem com deuses da natureza e suas forças que trazem destruição para florescer a vida.

A história se desenvolve, entre uma guerra entre a civilização que quer se estabelecer e a natureza, e seus protetores, que lutam incansavelmente contra a destruição.

Gostou? Clica aqui pra assistir!

Mais uma animação que vem lá do Oriente
Mais uma animação que vem lá do Oriente

Um comentário sobre “Férias! Filmes sobre o meio ambiente Parte II

Deixe uma resposta