Pensando Ciências visita: Museu de Biologia da Unicamp

Salve, Pensadores de Ciências!
O assunto de hoje é um Estudo do Meio!!!! \o/ Coisa que a gente A-M-A e a meninada também. Totalmente alinhado com o trabalho que propomos aqui, visitas técnicas e estudos do meio são um recurso muito positivo no ensino de Ciências. Nossos alunos podem ver, sentir, experimentar tudo o que mostramos em sala. Dessa forma, a compreensão aumenta e o aprendizado é, finalmente, significativo! <3
Nossas turmas de quintos anos foram ao ZUEC , o Museu de Zoologia anexo da faculdade de Biologia da UNICAMP. Lá, fomos recebidos por uma equipe de vários Biólogos prontos a responderem todas nossas perguntas. Vem ver como foi essa experiência incrível!
Olha o link da exposição Biodiversidade Animal: Estilos de Vida
Imagem

A exposição “Biodiversidade Animal: estilos de vida” é resultado de um projeto de extensão voltado à divulgação e popularização do conhecimento científico da biodiversidade zoológica e conta com o apoio do CNPq (Proc. N. 551388/2008-0), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

São 4 ambientes que tratam de assuntos relacionados a biodiversidade, muitas curiosidades apareceram…

A primeira sala trata do tema Biodiversidade Invertebrados e vertebrados: formas e cores, é composta por quatro módulos, exibe uma variedade de animais taxidermizados e vivos, que vão desde os organismos unicelulares até os grandes mamíferos.

Nesta sala, conhecemos animais de diversas espécies, formas e tamanhos, e tivemos uma pequena, mas incrível dimensão da diversidade do mundo animal e como ela se distribui nos ambientes brasileiros. Já ouviu falar sobre os mangues? Sobre os costões rochosos? Uma gostosa viagem do fundo do mar até as florestas mais úmidas.

Alguns animais até podemos ver por aí, como o bem-te-vi ou o tucano, mas outros, como a onça parda ou o guará, provavelmente  só na TV. Vale lembrar que os animais desta sala estão todos taxidermizados (“empalhados”) ou conservados em álcool.

Imagem

A turma já chegou querendo ver “tudo e mais um pouco” 😃

Imagem

A equipe de monitores do museu é muito atenciosa.

Imagem

Imagem

A gente sempre quer olhar mais de perto! 😉

Imagem

As cobras também chamaram muita atenção

Imagem

Achou o sapo na foto? Então, olha de novo.👀  Ele tá bem ali! 🐸 😀

Já no segundo ambiente o tema é Biodiversidade Aquática Vida na Água, onde os alunos puderam observar peixes de água doce e salgada e também outros seres microscópicos como os plânctons. Conhecemos algumas técnicas de estudo da vida marinha e adquirimos conhecimento sobre a importância do uso consciente da água. 

Imagem

A água é seus mistérios!

Imagem

Imagem

A gente não precisou nem procurar! Olha o Nemo aí!  😄

Imagem

Nesta parte da exposição também contamos com a excelente equipe dos monitores.

Imagem

No terceiro ambiente, o FormigueiroCidade das formigas saúvas , pudemos observar uma colônia de Saúvas e aprender muito sobre elas. Vocês sabiam que a saúva se alimenta de um fungo que só existe em sua colônia? Nós também não.

Essa sala nos deixou fascinado, era muita informação interessante.

Quem são as formigas cortadeiras? O que elas comem? Como um formigueiro está organizado? Qual é o papel da rainha? E das outras formigas? Nesta sala, os alunos aprenderam sobre o incrível mundo das formigas saúvas e outros insetos sociais. Tiveram uma visão mais clara sobre a organização das colônias, alimentação, reprodução e puderam ver de perto a casa bem organizada desses pequenos animais que estão tão presente em nosso dia a dia. 

Imagem

Nossa turminha não tira os olhos da monitora!

Imagem

As formigas reunidas para o lanche! 😉

No ultimo ambiente “Hóspedes e Penetras”, fizemos uma reflexão sobre os animais que convivem conosco, como lagartixas, baratas, ratos, cachorros e etc..

E a surpresa dos alunos ao perceberem que fomos NÓS que invadimos os lugares destes animais. 😲

Imagem

Ficou com medo? Nossos alunos não!  Era de “mentirinha” 😃 😂 Na verdade, eram empalhados.

Imagem

Mas alguns dos hóspedes  (ou seriam penetras?) que estão sempre perto de nós

Imagem

Mas, certas criaturas serão sempre indesejadas…vejam quem apareceu na foto aí em cima 👆

E nosso estudo chegou ao fim com um assunto muito preocupante: o mosquito Aedes Aegypti e suas complicações. Você já está se prevenindo contra essa ameaça?

Nosso tempo no museu acabou. 😢 Ficamos com gostinho de quero mais, aprendemos muito, e claro, fomos muito bem recepcionados. Agradecemos aqui à equipe do Museu.

Já na escola pedi que os alunos fizessem um relatório sobre o que aprenderam. Vocês sabem, a gente não pode parar de Pensar Ciências! Vejam os relatórios que os pequenos produziram:

Imagem

Imagem

 

Imagem

Olha aí, a meninada não esqueceu nenhum detalhe! Estamos orgulhosas!!

Imagem

Eles podiam representar com desenhos o que achassem mais interessante. Olha aí 👆 Vai dizer que você não ADOROU esse besouro rinoceronte?

Imagem

A cobra, a borboleta e a estrela do mar também fazem sucesso! 🙂

 

Imagem

 

Imagem

Imagem

 

Nós estamos muito felizes com essa atividade. Os alunos adoraram e tudo que falamos ao longo do ano sobre animais, ecossistemas, parece fazer mais sentido para eles. “Caiu a ficha”, sabe?

Conhece algum lugar especial para visitar e Pensar Ciências? Mande para nós! Divida conosco as suas experiências com estudos do meio. Adoramos compartilhar essas informações neste espaço!

Até a próxima!

 

3 comentários sobre “Pensando Ciências visita: Museu de Biologia da Unicamp

Deixe uma resposta