Redes Sociais e ONGs ambientais no Brasil

Saudações, Pensadores de Ciências!

O post de hoje é resultado de umas “andanças” que fizemos recentemente pelo mundo virtual. Vocês já sabem que o nosso objetivo é falar do ensino de Ciências, com foco em preservação ambiental, cuidado com a Natureza e com o meio em que nossos alunos, que estão nos anos iniciais do ensino fundamental vivem. Sabem também que a gente gosta de pesquisar ferramentas disponíveis na internet que nos ajudem a aprender sempre mais. Daí que, clique vai, clique vem… e fizemos uma pesquisa sobre sites que são verdadeiras Redes Sociais, articulando ONGs no Brasil cuja atuação prioriza apoio a ações ambientais.

comunicação digital comunicação em rede
Essa imagem tem tudo a ver com o post de hoje: comunicação em rede para um mundo melhor e mais amigável com a natureza <3

Grupos ambientalistas têm usado a internet há décadas para articulares suas ações, unirem pessoas e buscarem apoio de diversos segmentos da sociedade civil para fortalecer comunidades em diferentes partes do Brasil e do mundo. As redes também auxiliam as ONGs a cobrarem mais ações governamentais em medidas que dizem respeito a diversos aspectos da preservação do meio ambiente.

Você pode conhecer o trabalho dessas instituições, saber todos os grupos beneficiados por sua atuação e, quem sabe, ajudar! Você pode se tornar um voluntário no terceiro setor, colaborando com a divulgação desses grupos entre os amigos, por meio de suas redes sociais. Quanto mais gente tiver acesso a informações, mais chance temos de tomarmos consciência de nossas práticas, mudarmos algumas atitudes e fazermos nossa parte por um mundo mais justo, do ponto de vista social e econômico, assim como um mundo bem mais “verde”. Dá só uma olhada na seleção de sites que fizemos.

planeta Terra ecologia
Uma nova relação com o planeta depende de novas atitudes

Imagens: Pixabay

A Articulação Semiárido Brasileiro é “uma rede que defende, propaga e põe em prática, inclusive através de políticas públicas, o projeto político da convivência com o Semiárido. É uma rede porque é formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip, etc.”  A ASA atua nos 10 estados que integram o semiárido brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA).

A Rede Grupo de Trabalho Amazônico é “Uma rede de comunidades da floresta. Em 1992, quando uma conferência mundial no Rio de Janeiro reconheceu que o futuro do planeta dependeria do meio ambiente, movimentos sociais ecoaram em todos os continentes que esse futuro ambiental também estava ligado com uma outra justiça social e cultural. Nesse contexto foi criado o Grupo de Trabalho Amazônico, rede que envolve mais de 600 entidades representativas de agricultores, extrativistas, indígenas, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, pescadores, ribeirinhos, entre outras“.

A Rede de ONGs da Mata Atlântica é uma das muitas organizações surgidas no âmbito das discussões da Conferência da Rio-92 e tem, em sua origem a preocupação de cooperar com o trabalho de muitos outros órgãos, formando o que eles chamam de “teia de informação e de relações entre as entidades, pois constatou-se que muitas necessitavam de conhecimento e respaldo político para a eficácia de suas ações locais“,

A Rede Aguapé de Educação Ambiental do Pantanal completa 15 anos em 2017 sendo a “a primeira e única rede de Educação Ambiental (EA) multinstitucional para as cidades pantaneiras e da Bacia do Alto Paraguai (BAP). O principal objetivo da Rede Aguapé é enraizar a educação ambiental na Bacia do Alto Paraguai e Pantanal, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai“. O trabalho da Rede Aguapé se diferencia das demais pois conta com estrutura governamental, através do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Se você gostaria de saber sobre o terceiro setor, pode pesquisar mais sobre o tema, clicando na página da ABONG – Associação Brasileira de Organizações não Governamentais. Lá você vai encontrar uma grande quantidade de dados sobre as ONGs no Brasil.

Gostaram do tema de hoje? Se você quer que a gente faça um outro post com mais redes que trabalham com questões ambientais no Brasil, deixe sua sugestão nos comentários. Será um prazer divulgar mais instituições que atuam num setor tão importante para o país.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta