Sequência Didática: ciclo de vida das lagartas

Saudações, Pensadores de Ciências!

Já nos recuperamos das fortes emoções do post passado e estamos prontas para os próximos!

O post de hoje é mais um daqueles que a gente ama fazer! É uma parceria com outras professoras da nossa escola. E como a gente é chegada num agito, neste mês dos professores, convidamos algumas colegas para contribuírem aqui no blog com aulas, atividades, sequências didáticas e tudo o mais que a imaginação permitir. Para nós é uma alegria imensa dividir todo esse aprendizado com os nossos leitores. E vamos começar falando dos trabalhos que nossas colegas têm desenvolvido em outras turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Como vocês viram no título, as atividades de hoje são sobre as lagartas. Vamos entender como é o ciclo de vida de uma lagarta, seus hábitos e alimentação. E também vamos ver o que as professoras fizeram comparações com os hábitos alimentares do seres humanos. A gente tá muito curiosa e vocês? Vamos aprender um pouco mais juntos? Vem!

O plano descrito abaixo é de nossa colega de escola Viviane Aparecida Petenussi Carmona, que também é pedagoga e leciona o conteúdo de Ciências Biológicas para os alunos do 2º e 3º ano, do ciclo I. A sequência descrita foi realizada com as crianças dos 3º ano do ensino fundamental.

Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Professora Viviane em dia de festa!! =0

A Professora usou o livro, “The very hungry caterpillar”, escrito e ilustrado por Eric Carle. O livro é todo escrito em língua inglesa e o trabalho ocorreu a partir de uma iniciativa da Professora de Inglês Ana Lúcia Oliveira Pinheiro e rendeu uma grande parceria. Demais, né? Pra gente entender melhor todas as atividades e não perder nenhum detalhe, pedimos às colegas que escrevessem um relato para nós.

Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Esse é o livro, da Editora Puffin Uk, utilizado pela professora Ana Lúcia

Relato da professora Ana Lúcia Oliveira Pinheiro:

O projeto envolveu a leitura do livro: The Very Hungry Caterpillar de Eric Carle, originalmente em Inglês. Como trata-se de uma leitura lúdica, ao contar a história, usei ilustrações para que não houvesse a necessidade de traduzir o livro todo e também para que os alunos se envolvessem mais.

Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Falando nela… olha a professora Ana Lúcia aí! Ela dá as aulas de inglês para as turmas dos terceiros anos

Com esse projeto foi possível explorar bem o eixo norteador da disciplina de Inglês: a oralidade. Além da oralidade foi possível desenvolver trabalhos individuais e coletivos dentro e fora da sala de aula.

O livro traz a história de um ovo que se transforma numa pequena lagarta. Ela, ao longo da semana alimenta-se de frutas e no final de semana de junk food ou seja, comida não saudável. Ao crescer, ela constrói um casulo (cocoon) e permanece nele por um pouco mais de duas semanas (weeks). Após esse período, ela cavouca um buraco bem pequeno e vai aos poucos empurrando-se para fora dele e ao sair já não era mais uma lagarta, mas sim, uma bela borboleta (beautiful butterfly).

A partir dessa leitura foi possível trabalhar a metamorfose, a importância da alimentação saudável (healthy food) para o crescimento, alimentação não saudável, alimentos que contém muito sódio ou muita gordura ou até mesmo muito açúcar (sugar) e que podem ser consumidos com moderação. O livro aborda também períodos do dia (night, moon, day, warm, sun), adjetivos (big, little, fat, beautiful, hungry) numerais (numbers from 1 to 5) e dias da semana (Sunday, Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday).

Após a leitura, foi passado o vídeo narrado e ilustrado do livro, também foram feitas diversas atividades referentes ao tema; entre elas: fotocópias para serem trabalhadas a pintura (colors), os nomes dos alimentos, os dias da semana, atividades para ligar, cartazes coletivos.

A matéria contou com a interdisciplinaridade de outras Professoras que desenvolveram HQs, além de revisarem o conteúdo. Os alunos recolheram diversas Caterpillars que foram alocadas em aquários onde puderam dar continuidade ao seu desenvolvimento e aprenderam que as borboletas só botam seus ovos no mesmo tipo de árvore em que “nasceram”.

Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Essa imagem está aqui
Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Aquário montado para abrigar as lagartas

Os alunos receberam a proposta da construção de um livro dessa história a partir da recontagem e de ilustrações. A capa do livro foi feita a partir da reutilização de tampinhas de garrafa Pet para compor a Caterpillar.

Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Construção das HQs
Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Uso de material reciclável para as capas dos HQs

Foi uma experiência única perceber o envolvimento de todos: Professores e Alunos nesse projeto e vê-lo acontecendo em tempo real.

Muito bom esse relato da Ana Lúcia, gente! <3 <3

Agora vamos ver o passo a passo.

1-Identificação da Sequência Didática

1.1-Tema: O ciclo de vida de uma lagarta, seus hábitos e alimentação e a comparação com os hábitos alimentares dos seres humanos.

1.2-Público alvo: A sequência didática foi realizada em quatro terceiros anos, com uma média de 28 alunos em cada turma, sendo que em três salas há alunos especiais. A idade dos alunos varia entre 8 e 9 anos, e em geral, demonstraram bastante interesse pelas atividades propostas.

1.3-Duração: 15 aulas

1.4- Gênero textual abordado: Narrativa

2-Justificativa

A partir da leitura do livro pela professora de inglês, surgiu nas crianças o interesse pela vida da lagarta. Dessa forma, decidi adaptar a história e elaborar essa sequência didática para trabalhar com as crianças conteúdos de ciências e também desenvolver habilidades em língua portuguesa e matemática.  

3-Objetivos

3.1-Geral: Além de compreender o modo de vida da lagarta, que as crianças avancem em seus conhecimentos sobre leitura, interpretação e produção de textos.

3.2-Específicos:

  1. a) Compreender e interpretar a história oralmente;
  2. b) Estimular a curiosidade e a criatividade nas crianças;
  3. c) Incentivar o hábito da leitura;
  4. d) Desenvolver a linguagem oral, através do reconto da história (teatralização);
  5. e) Produzir textos escritos a partir da história contada;

4-Área(s) do Conhecimento envolvida(s)

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências e Matemática.

5- Direitos de aprendizagem envolvidos

  • Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
  • Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;
  • Relacionar fala e escrita, tendo em vista a apropriação do sistema de escrita, as variantes linguísticas e os diferentes gêneros textuais.

6 – Habilidade(s) da ANA abrangida(s)

EIXO HABILIDADE
·         Leitura H 6 – Realizar inferências a partir da leitura de textos verbais;

H 8 – Identificar o assunto de um texto;

·         Escrita H 12 – Produzir um texto a partir de uma situação dada;

 

7-Momentos planejados

1º momento – Leitura da versão em português do livro “The very hungry caterpillar” (A lagarta faminta);

2º momento – Roda de conversa sobre a leitura, as impressões que tiveram e os hábitos da lagarta;

3º momento – Construção coletiva de um quadro com os alimentos saudáveis e não saudáveis consumidos pela lagarta;

4º momento – Produção de cartazes com recortes de folhetos de mercado com alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, e aqueles que devem ser consumidos com menor frequência;

5º momento – Teatralização da história através do reconto, utilizando a imagem da lagarta e a figura dos alimentos consumidos por ela;

6º momento – Vídeo sobre o ciclo de vida da lagarta e registro em desenho;

7º momento – Pesquisa sobre os hábitos da lagarta e confecção de um painel com as informações encontradas.

Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Aqui temos um aluno desenhando o ciclo de vida do inseto, e na folha ao lado um gráfico com a quantidade de alimentos consumidos pela lagarta

8º momento – Atividades envolvendo os dias da semana e a quantidade de alimentos consumidos pela lagarta em cada dia;

9º momento – Confecção dos livros reescrevendo a história individualmente, a partir de imagens;

Sequência didática ciclo de vida da lagarta. Anos iniciais, ensino fundamental, ensino de Ciências.
Uma página do livro sendo criada. Note a ilustração!

10º momento – Correção e reescrita coletiva da história;

8 – Avaliação

A avaliação foi contínua, e ocorreu durante todo o processo de desenvolvimento da SD, mediante o acompanhamento da participação nas atividades realizadas, bem como das produções individuais, percebendo os avanços na aquisição da leitura e da escrita, e a compreensão do tema trabalhado.

Algumas das atividades usadas pelas professoras nessa sequência didática encontram-se nos sites abaixo:

http://www.teachingheart.net/veryhungrycaterpillar.html

http://e8pingtai.net/hungry-caterpillar-clipart.html

É isso aí, pessoal! Nosso agradecimento às professoras por apresentarem esse lindo trabalho. Colegas, vocês são incríveis! \o/

E você? tem alguma atividade que quer compartilhar conosco? O blog está aberto esperando a sua, aula, dica de leitura, sequência didática…

Até a próxima!

 

 

3 comentários sobre “Sequência Didática: ciclo de vida das lagartas

Deixe uma resposta