Trabalho com reportagem de TV e produção de textos

Saudações,  Pensadores de Ciências!

O post de hoje é pra falar de uma experiência que tivemos em sala e que achamos que corresponde ao que queremos para nossas aulas. Sempre falamos por aqui que nosso maior objetivo é levar conhecimento aos alunos para que eles aprendam a observar e cuidar do meio ambiente.

E foi assim que, discutindo entre nós, uma reportagem do Programa Globo Rural, veiculada pela Rede Globo de Televisão, vimos que tínhamos uma boa oportunidade de praticar essa observação consciente com nossas turmas  dos 5° anos e que você também pode fazer aí na sua escola, com qualquer turma e sobre qualquer conteúdo.  Desenvolvemos um plano de aula que foi dividido nas etapas que você verá a seguir.  Vem com a gente! 😉

 

1ª Etapa: Pra começar, roda de conversa

Conversando com as turmas dos 5º anos sobre os Ecossistemas Brasileiros, chegamos a um ponto que muito nos incomodou: o desmatamento para a criação de gado. Debatemos sobre as áreas que mais sofrem com essa ambição: região do Pantanal e Floresta Amazônica e os estragos para o meio ambiente que a super população de bovinos faz ao nosso planeta. Falamos um pouco sobre as leis de desmatamento e como elas acabam favorecendo “sem querer”, ainda que sem intenção, a extração de nossa flora.
Você pode consultar dados sobre o desmatamento no Brasil nestes artigos aqui e aqui.
2ª Etapa: Trazer mais elementos para o debate
Após a discussão inicial, mostramos o vídeo da reportagem do Globo Rural sobre o Biogás e as vantagens que ele tem levado para a população que o utiliza e como pode amenizar os problemas ambientais envolvidos, contribuindo, inclusive para geração de renda em comunidades rurais.
Assista a reportagem neste link aqui.
3ª Etapa: Produção de Textos
Após assistirem a reportagem e conversarmos sobre o que já sabíamos e o que vimos na matéria, os alunos tinham que escrever pequenas conclusões sobre o que viram. Vejam as primeiras produções da turminha:
Eu achei uma idéia criativa e muito boa, pois ajuda muita gente, a camada de ozônio e as plantas.
Ajudou também várias famílias e o procedimento é simples e prático. Bianca Lopes
E olha o Pedro!
Se reparar, parece nojento, mas na verdade há um processo de pureza que resultou em um gás
limpo, puro, menos poluente e que não fede, ou seja, muito melhor. Pedro Jaqueta
Aqui colocamos também algumas fotos dos textos dos pequenos:
Alguns dos relatórios produzidos em sala
Alguns dos relatórios produzidos em sala
Muito bom, né gente? Nossa proposta era envolver os alunos com uma produção de texto contextualizada e significativa, dando a eles a oportunidade de dizer o que pensam de um tema apresentado.
Os alunos foram estimulados a observar e dar sua opinião sobre o que vimos na reportagem
Os alunos foram estimulados a observar e dar sua opinião sobre o que vimos na reportagem
Todos tiveram a chance de falar e, principalmente, de ouvir o outro, de ver uma produção sobre o tema, de analisar, comparar os dados que levamos para a sala e tirar suas conclusões. E, no momento seguinte, compartilhar suas conclusões com a turma. Toda a contribuição é válida e é isso que queremos mostrar.
Mais relatórios
Mais relatórios

Por isso, no primeiro momento, deixamos a escrita livre. Somente no segundo momento, faremos as correções ortográficas e gramaticais para que eles passem a limpo, no caderno, a versão final dos seus textos.

Os alunos conseguiram perceber que os problemas do meio ambiente são complexos e que devemos buscar soluções criativas
Os alunos conseguiram perceber que os problemas do meio ambiente são complexos e que devemos buscar soluções criativas
Compartilhar conhecimento é sempre bom. Por isso, deixe você também suas impressões e experiências aí nos comentários. Queremos saber como você anda Pensando Ciências! 😉
Que venham as próximas atividades! Até lá

Deixe uma resposta